top of page
Buscar
  • Foto do escritorCristiano Rosa

Perfil do advogado criminal

Atualizado: 31 de dez. de 2023

O que é necessário para se tornar um advogado criminal?

Gostaria de ser um advogado criminalista?

O perfil de um advogado criminalista deve ser composto por algumas habilidades e características importantes. Aqui estão algumas delas:

  • Senso moral e ético: A moral e a ética são obrigações óbvias para os profissionais do Direito, mas nem sempre são seguidas na prática. Alguns profissionais desonram o juramento feito ao se tornarem bacharéis em Direito ao explorarem brechas na lei, fazerem interpretações duvidosas ou influenciarem o júri a cometer erros.

  • Comunicação e argumentação eficientes: A boa comunicação, tanto escrita quanto oral, é fundamental para um advogado criminalista. Eles devem saber se expressar adequadamente de acordo com o contexto e ambiente, bem como dominar as regras gramaticais e ortográficas da língua. Além disso, é crucial que eles desenvolvam argumentos sólidos baseados em provas e evidências, e saibam apresentá-los de forma lógica e clara.

  • Habilidade de oratória: A oratória está ligada à comunicação e argumentação, mas é uma habilidade diferente. É possível estudar e aperfeiçoar a oratória, que é importante para transmitir informações e argumentos de forma clara, coesa e coerente, especialmente durante audiências e julgamentos.

  • Persistência e dedicação: Essas são características cruciais para um profissional do Direito. A graduação em si exige muito esforço, com uma enorme quantidade de leituras e disciplinas complexas. Além disso, é necessário passar no exame da OAB, que é bastante desafiador, e se dedicar a estudar para concursos públicos, que são altamente concorridos.

  • Gosto por estudos: Como já mencionado, a escolha por esta carreira exige muito estudo ao longo da vida. É necessário ter conhecimento em áreas como psicologia jurídica, medicina legal, criminalística, direito ambiental e direito digital, entre outras.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page